Resumo
Pretendeu-se com esta pesquisa conhecer as práticas com tecnologias de crianças até 6 anos de idade em ambiente familiar. Optei por uma metodologia qualitativa, nomeadamente a Grounded Theory, pois era minha intenção não basear-me em teorias existentes, mas sim criar novas ideias e novas teoria a partir da realidade observada. Para isso, realizei entrevistas semi-estruturadas e observações a 15 famílias portuguesas nas suas habitações. Recorri a uma amostragem teórica, ou seja, procurei realidades onde o fenómeno em estudo existia, por isso as famílias teriam de ter, pelo menos, um filho com menos de 6 anos de idade e preferencialmente um irmão mais velho. Durante a recolha de dados verifiquei que as crianças estão rodeadas de tecnologias e usam-nas, de um modo geral, quando desejam, incluindo as crianças com meio ano de idade. Elas preferem os dispositivos móveis, como o tablet e o smartphone, mas também usam o computador, a televisão e consolas de jogos. O género é decisivo nas atividades escolhidas nos dispositivos, usados geralmente sozinhos e de forma independente, levando as crianças a dominar alguns dos dispositivos melhor do que os pais e os irmão mais velhos pensam.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional |
Local da publicação | Lisboa |
Editora | CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
Páginas | 130-134 |
Número de páginas | 5 |
ISBN (impresso) | 9789899573390 |
Estado da publicação | Publicado - out. 2017 |
Publicado externamente | Sim |
Evento | XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional - Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa Duração: 9 nov. 2017 → 11 nov. 2017 |
Conferência
Conferência | XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional |
---|---|
País/Território | Portugal |
Cidade | Lisboa |
Período | 9/11/17 → 11/11/17 |
Keywords
- Crianças 0-6 anos
- Tecnologia
- Família
- Grounded theory