The Adolescent Self-Regulatory Inventory (ASRI) adaptation to Portuguese context

Título traduzido da contribuição: Adaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência para o contexto português

Paulo César Dias*, José António Garcia del Castillo, Kristin L. Moilanen

*Autor correspondente para este trabalho

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Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da adaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência (IARA) para Portugal. O instrumento foi testado com duas amostras de estudantes do ensino secundário com a Escala de Autorregulação como medida de controle. No primeiro estudo, os instrumentos foram testados junto de 823 adolescentes e a análise de validade de construto foi feita com recurso à análise factorial exploratória. Os resultados indicaram uma estrutura apropriada com propriedades psicométricas adequadas referentes à validade de conteúdo e construto, e fidelidade. Um segundo estudo envolveu 435 adolescentes, sendo testados três modelos com análise factorial confirmatória. A versão final do IARA-2 apresenta valores de ajustamento aceitáveis em termos de validade de contruto e concorrente, dadas as correlações moderadas a elevadas com o sucesso acadêmico e uso de substâncias. As implicações desta nova abordagem ao estudo da autorregulação são discutidas e direções para próximos estudos são sugeridas.
Título traduzido da contribuiçãoAdaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência para o contexto português
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)155-163
Número de páginas9
RevistaPaideia
Volume24
Número de emissão58
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 mai. 2014

Keywords

  • Autorregulação
  • Adolescência
  • Ajustamento
  • Psicometria

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