Resumo
O objetivo deste estudo foi apresentar os resultados da adaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência (IARA) para Portugal. O instrumento foi testado com duas amostras de estudantes do ensino secundário com a Escala de Autorregulação como medida de controle. No primeiro estudo, os instrumentos foram testados junto de 823 adolescentes e a análise de validade de construto foi feita com recurso à análise factorial exploratória. Os resultados indicaram uma estrutura apropriada com propriedades psicométricas adequadas referentes à validade de conteúdo e construto, e fidelidade. Um segundo estudo envolveu 435 adolescentes, sendo testados três modelos com análise factorial confirmatória. A versão final do IARA-2 apresenta valores de ajustamento aceitáveis em termos de validade de contruto e concorrente, dadas as correlações moderadas a elevadas com o sucesso acadêmico e uso de substâncias. As implicações desta nova abordagem ao estudo da autorregulação são discutidas e direções para próximos estudos são sugeridas.
Título traduzido da contribuição | Adaptação do Inventário de Autorregulação na Adolescência para o contexto português |
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Idioma original | English |
Páginas (de-até) | 155-163 |
Número de páginas | 9 |
Revista | Paideia |
Volume | 24 |
Número de emissão | 58 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 mai. 2014 |
Keywords
- Autorregulação
- Adolescência
- Ajustamento
- Psicometria