The archive, gender roles and the deconstruction of Salazarism in Alberto Seixas Santos' Brandos Costumes

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

No quadro dos filmes que apareceram logo após a Revolução de 1974, Brandos Costumes de Alberto Seixas Santos é um caso singular. Ao assumir um caráter ensaístico, através do qual a vida quotidiana dos portugueses é analisada a partir de uma perspetiva doméstica, Brandos Costumes é um dos primeiros filmes a discutir abertamente os papéis sociais e de género durante o Salazarismo. Este ensaio examina como o uso de imagens de arquivo contribui, por um lado, para a discussão de papéis de género, e, por outro, da natureza ensaística experimental do filme, tendo por base a premissa de que as imagens de arquivo são utilizadas para desafiar a autoridade da verdade transmitida pelo regime de Salazar.
Idioma originalEnglish
Título da publicação do anfitriãoThe edge of one of many circles
Subtítulo da publicação do anfitriãohomenagem a Irene Ramalho Santos
EditoresIsabel Caldeira, Graça Capinha, Jacinta Matos
Local da publicaçãoCoimbra
EditoraImprensa da Universidade de Coimbra
Páginas411-423
Número de páginas13
ISBN (impresso)9789892613086
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - abr 2017

Keywords

  • Brandos Costumes
  • Cinema português
  • Arquivo
  • Género
  • Não‑inscrição

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “The archive, gender roles and the deconstruction of Salazarism in Alberto Seixas Santos' Brandos Costumes“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação