The archive, gender roles and the deconstruction of Salazarism in Alberto Seixas Santos' Brandos Costumes

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Resumo

No quadro dos filmes que apareceram logo após a Revolução de 1974, Brandos Costumes de Alberto Seixas Santos é um caso singular. Ao assumir um caráter ensaístico, através do qual a vida quotidiana dos portugueses é analisada a partir de uma perspetiva doméstica, Brandos Costumes é um dos primeiros filmes a discutir abertamente os papéis sociais e de género durante o Salazarismo. Este ensaio examina como o uso de imagens de arquivo contribui, por um lado, para a discussão de papéis de género, e, por outro, da natureza ensaística experimental do filme, tendo por base a premissa de que as imagens de arquivo são utilizadas para desafiar a autoridade da verdade transmitida pelo regime de Salazar.
Idioma originalEnglish
Título da publicação do anfitriãoThe edge of one of many circles
Subtítulo da publicação do anfitriãohomenagem a Irene Ramalho Santos
EditoresIsabel Caldeira, Graça Capinha, Jacinta Matos
Local da publicaçãoCoimbra
EditoraImprensa da Universidade de Coimbra
Páginas411-423
Número de páginas13
ISBN (impresso)9789892613086
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - abr. 2017

Keywords

  • Brandos Costumes
  • Cinema português
  • Arquivo
  • Género
  • Não‑inscrição

Impressão digital

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