Resumo
No quadro dos filmes que apareceram logo após a Revolução de 1974, Brandos Costumes de Alberto Seixas Santos é um caso singular. Ao assumir um caráter ensaístico, através do qual a vida quotidiana dos portugueses é analisada a partir de uma perspetiva doméstica, Brandos Costumes é um dos primeiros filmes a discutir abertamente os papéis sociais e de género durante o Salazarismo. Este ensaio examina como o uso de imagens de arquivo contribui, por um lado, para a discussão de papéis de género, e, por outro, da natureza ensaística experimental do filme, tendo por base a premissa de que as imagens de arquivo são utilizadas para desafiar a autoridade da verdade transmitida pelo regime de Salazar.
Idioma original | English |
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Título da publicação do anfitrião | The edge of one of many circles |
Subtítulo da publicação do anfitrião | homenagem a Irene Ramalho Santos |
Editores | Isabel Caldeira, Graça Capinha, Jacinta Matos |
Local da publicação | Coimbra |
Editora | Imprensa da Universidade de Coimbra |
Páginas | 411-423 |
Número de páginas | 13 |
ISBN (impresso) | 9789892613086 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - abr. 2017 |
Keywords
- Brandos Costumes
- Cinema português
- Arquivo
- Género
- Não‑inscrição