The child's experience of becoming ill with COVID-19

Título traduzido da contribuição: A experiência da criança sobre o seu adoecimento por COVID-19

Juliana Barony da Silva, Nayara Luiza Henriques, Felipe Leonardo Rigo, Gonçalo Miguel Cordeiro Duarte Guerreiro, Sérgio Joaquim Deodato Fernandes, Elysangela Dittz Duarte

Resultado de pesquisarevisão de pares

18 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: Conhecer a experiência de crianças em seu adoecimento por COVID-19. Método: Estudo qualitativo descritivo e exploratório, guiado pelo conceito de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde. Participaram 24 crianças, com idades entre sete e nove anos, 11 meses e 29 dias, diagnosticadas com COVID-19. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise temática dedutiva. Resultados: As crianças compreendiam o que é a COVID-19, a sua alta letalidade e transmissibilidade e ainda suas formas de contágio e prevenção. A COVID-19 foi identificada como algo negativo. A experiência de adoecimento de crianças por COVID-19 foi permeada por mudanças em suas rotinas, sobretudo por ter as atividades limitadas ao domicílio, alterações emocionais e sintomas físicos devido à infecção pelo vírus. Conclusão: As crianças compreenderam a gravidade da pandemia e identificaram as mudanças ocorridas. Também manifestaram entendimento sobre a doença e o seu controle. Conhecer a experiência de adoecimento de crianças pode orientar ações de cuidado direcionadas a elas, reconhecendo que entendimento adequado da criança sobre o que ela vivencia pode contribuir para o enfrentamento do adoecimento e para sua participação nas ações de controle.
Título traduzido da contribuiçãoA experiência da criança sobre o seu adoecimento por COVID-19
Idioma originalEnglish
Número do artigoe20230165
Número de páginas9
RevistaRevista da Escola de Enfermagem da USP
Volume57
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2023

Keywords

  • Criança
  • COVID-19
  • Coronavirus
  • Enfermagem
  • Pesquisa qualitativa

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A experiência da criança sobre o seu adoecimento por COVID-19“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação