Os efeitos de uma proposta didática de educação auditiva na performance musical

Mário Cardoso, Elsa Morgado, Levi Silva

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Resumo

Um dos desafios do contexto musical educativo contemporâneo é a urgência da construção e desenvolvimento de uma visão pluridisciplinar e multidimensional que possa, por um lado, contribuir para a superação de práticas pedagógicas fragmentadas do contexto e sintaxe musical, e por outro, contextualizar e desenvolver um conjunto de capacidades auditivas, cognitivas e expressivas. Este facto é observado nas práticas pedagógicas das unidades curriculares associadas à construção e desenvolvimento da formação musical dos indivíduos, cujos os paradigmas são pautados pelo desenvolvimento técnico-expressivo, isolamento de elementos fundamentais da sintaxe musical e desfasamento entre a produção contemporânea e seus processos de ensino e aprendizagem. Partindoda pertinência e contemporaneidade que estas práticas pedagógicas levantam no contexto atual foi desenvolvida uma abordagem metodológica de carácter experimental, com a finalidade de verificar se a implementação de um modelo pluridisciplinar e multidimensional de educação auditiva, produz efeitos na melhoria do desempenho e compreensão musical. Esta investigação empírica foi desenvolvida em contexto de Ensino Superior, com recurso a uma linha metodológica experimental, com grupo de controlo com pré-teste epós-teste. Da análise e interpretação dos resultados emergem indicadores de que o processo de ensino e aprendizagem assente no Modelo Multidimensional de Educação Auditiva, contribui para o desenvolvimento da aprendizagem e reconhecimento de elementos (estrutura rítmica e métrica, organização melódica e harmónica, elementos expressivos e diversidade estilística e instrumental) fundamentais na compreensão da sintaxe musical.
Título traduzido da contribuiçãoThe effects of didactic proposal of hearing education in musical performance
Idioma originalPortuguese
RevistaPer Musi
Volume2018
Número de emissão38
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - set. 2018

Keywords

  • Educação auditiva
  • Treino auditivo
  • Performance musical

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Os efeitos de uma proposta didática de educação auditiva na performance musical“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação