A importância do mestrado em Serviço Social como espaço de aproximação entre investigação e agir profissional

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo centra-se na relação entre a investigação e o agir profissional,
tendo por base a experiência no âmbito do mestrado em Serviço Social. Visou-se compreender o ponto de vista dos profissionais relativamente à relação entre o agir profissional e a investigação, bem como a sua percepção sobre o lugar da investigação no 1º e 2º ciclo de formação em serviço social. Empiricamente, o estudo adoptou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória, tendo por base a aplicação de entrevistas a assistentes sociais com licenciatura e mestrado em Serviço Social. Das conclusões destaca-se o reconhecimento do mestrado como espaço onde existe uma clara aproximação entre investigação e o agir profissional, a grande importância atribuída às unidades curriculares de investigação na formação dos assistentes sociais, ainda que com diferentes perspectivas sobre o que se espera da licenciatura e mestrado.
Título traduzido da contribuiçãoThe importance of the master degree in Social Work as a link between research and practice
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)39-61
RevistaInterconexões
Volume2
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2014

Keywords

  • Serviço Social
  • Agir profissional
  • Investigação na prática
  • Formação em Serviço Social

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A importância do mestrado em Serviço Social como espaço de aproximação entre investigação e agir profissional“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação