As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação

Resultado de pesquisarevisão de pares

A Internet das Coisas (IdC) sustenta-se num conjunto de tecnologias que permite, a partir de dispositivos tecnológicos, como sensores, ligar objetos à internet e destes recolher dados do mundo analógico, em tempo real, possibilitando ações imediatas ou o seu armazenamento para posterior análise e controlo. Esses cenários dinâmicos podem contribuir para o enriquecimento da aprendizagem, evoluindo o ensino para um modelo baseado no desenvolvimento de competências, que exige dos alunos um desempenho mais ativo. Assim, pretende-se investigar as dimensões inovadoras da prática da IdC na educação, através da análise da aplicação do projeto SOLL – Smart Objects Linked to Learning, com alunos do 3.º ciclo, numa abordagem interdisciplinar das ciências. Neste sentido, utilizando uma metodologia mista, questionários aos alunos e inquérito por entrevista, em focus group, aos professores, os dados obtidos mostram que, em geral, esta plataforma tem uma dimensão inovadora para a educação, pois promove melhorias nos resultados educacionais, introduz produtos e serviços novos e/ou melhorados, como novas pedagogias ou novas combinações de pedagogias, incluindo serviços de e-learning e/ou novas formas de organizar as atividades.
Título traduzido da contribuiçãoThe innovative dimensions of the internet of things practice in education
Páginas (de-até)74-96
Número de páginas23
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão20
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2020

• Internet das coisas
  • Inovação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “As dimensões inovadoras da prática da internet das coisas na educação“. Em conjunto formam uma impressão digital única.