The internet of things in education: technology, pedagogy and learning

Título traduzido da contribuição: Internet das coisas na educação: tecnologia, pedagogia e aprendizagem

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

A nossa sociedade, impulsionada pelas inovações tecnológicas, é cada vez mais digital e interligada, tornando as tarefas operacionais mais fáceis e rápidas. A Internet das Coisas (IoT) é baseada num conjunto de tecnologias que permitem que dispositivos inteligentes, como sensores, liguem objetos à Internet e recolham dados que serão armazenados para posterior análise e controle. Segundo o Hype Cycle, esta é uma das tecnologias emergentes em que reconhecemos valor acrescentado para todos os setores da sociedade, incluindo a Educação. Neste contexto, a escola deve aproveitar as possibilidades oferecidas por esta tecnologia, uma vez que faz da sala de aula um “espaço aberto”, onde as limitações físicas não são relevantes para a interpretação do ambiente envolvente. Apoia uma aprendizagem ativa baseada em casos (Case-Based Learning, CBL), explorando questões que vão ao encontro dos interesses e do contexto dos alunos e da sua comunidade. Para isso, o objeto em estudo será monitorizado e, após análise dos dados, os alunos atuarão sobre ele e controlarão as variáveis, em tempo real e com atualização constante. Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica de dados obtidos de três bases de dados: B-ON, IEEE Xplore e Google Scholar, entre 2014 e 2018, anos em que a IoT está no pico inflacionado do Gartner. Os dados obtidos serão sujeitos a análise de conteúdo, de forma a investigar o valor acrescentado da IoT na Educação, especialmente no que diz respeito à metodologia Case-Based Learning (CBL), bem como a tecnologia a ela associada.
Título traduzido da contribuiçãoInternet das coisas na educação: tecnologia, pedagogia e aprendizagem
Páginas (de-até)1-25
Número de páginas25
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2024

• Internet das coisas
  • Tecnologia
  • Aprendizagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Internet das coisas na educação: tecnologia, pedagogia e aprendizagem“. Em conjunto formam uma impressão digital única.