A cobertura noticiosa da pandemia: um retrato dos dilemas e práticas profissionais na era Covid-19

Felisbela Lopes, Clara Almeida Santos, Olga Magalhães, Catarina Duff Burnay, Rita Araújo, Alberto Sá

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

A Covid-19 constitui um desafio societal total. Os media e o jornalismo estão no centro dos acontecimentos na medida em que desempenham várias funções consideradas vitais na gestão da crise pandémica. Entre elas, destaca-se a função facilitadora que constitui o jornalismo como canal privilegiado de comunicação entre poder político e autoridades de saúde e a população. Este desafio acontece num momento em que, também fruto da própria pandemia, se registam mudanças significativas na própria atividade jornalística: na forma como os jornalistas encaram a profissão, na configuração da agenda noticiosa e nos critérios de escolha das fontes de informação. O presente artigo dá conta de alguns resultados obtidos a partir de um inquérito a jornalistas e da análise de conteúdo de 2933 peças noticiosas publicadas no Público e no Jornal de Notícias. Em linhas gerais, destacam-se a emergência de um jornalismo que orienta comportamentos, mas que apresenta oscilações no acompanhamento da doença, uma maior atenção à promoção da literacia em saúde e um acrescido cuidado com as questões éticas e uma procura acentuada de especialistas, escolhidos por critérios que se afastam da notoriedade prévia.
Título traduzido da contribuiçãoThe news coverage of the pandemic: a portrait of professional dilemmas and practices in the Covid-19 era
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)109-124
Número de páginas16
RevistaMediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Número de emissão13
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 6 set 2021

Keywords

  • Pandemia
  • Jornalismo
  • Função facilitadora
  • Literacia em saúde

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A cobertura noticiosa da pandemia: um retrato dos dilemas e práticas profissionais na era Covid-19“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação