A pedagogia – ao longo dos tempos

Helena Gaspar, Célia Ribeiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

O presente trabalho reporta todo um percurso civilizacional ancorado no desenvolvimento do professor. Na sequência deste estudo, foram retratados, numa perspetiva diacrónica, os vários contextos e as correntes educacionais que, em parte, assumem perenidade no pensamento e no agir atual. No entanto, a busca incessante do desenvolvimento da vida social destacou a figura do professor como o principal agente a quem são atribuídos inúmeros e diferentes papéis, progressivamente mais exigentes e complexos, em resultado da evolução da sociedade. Do reverenciado estatuto de transmissor dos saberes, ele ocupa, na atualidade, uma função multifacetada, que lhe exige uma postura de contínuo questionamento e autorreflexão da sua praxis, no sentido de responder da forma mais eficaz ao aspeto basilar que é o sucesso das aprendizagens dos alunos. Neste seguimento, procura-se dar uma visão do que foi a pedagogia ao longo dos tempos, nomeadamente, na antiguidade oriental, clássica e cristã; passando pela idade média, moderna e Iluminismo e, por fim, na idade contemporânea.
Título traduzido da contribuiçãoThe pedagogy – throughout the times
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)191-211
Número de páginas21
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão24
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 jan 2016

Keywords

  • Pedagogia
  • Perspetiva histórica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A pedagogia – ao longo dos tempos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação