A palavra poética e o Logos da Filosofia. Leitura crítica da proposta de Mikel Dufrenne

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este trabalho procura refletir sobre as potencialidades da “palavra poética”, nomeadamente, a sua capacidade de se constituir como um genuíno instrumento de acesso à filosofia, rivalizando até com o logos filosófico ou a razão propriamente dita. Trata-se, certamente, de uma problemática que entronca na vetusta tradição do questionamento epistemológico e crítico da legitimação da filosofia, marcando mesmo a sua génese histórica sob á égide da disputa entre o mythos e o logos, quando a Hélade assistiu ao primeiro desfile de uma nova categoria de pensadores, que Aristóteles diferenciou dos antigos poetas. Fazendo a economia da análise dos matizes que essa problemática assumiu, apresentaremos, ainda que sinteticamente, a sua implicação estetológica, na peugada de Mikel Dufrenne que, no evidente rasgo de originalidade do seu pensamento, não consegue evitar, no miolo deste tema, uma certa contradição que também sublinharemos. Com efeito, tendo-se esforçado por demonstrar a superioridade da palavra poética sobre o logos na compreensão do mistério da realidade, a ponto de exercer sobre este último uma força de sedução, Dufrenne não fecha o argumento, sem tentar salvar in extremis a cooperação equilibrada das duas linguagens, o que se nos configura como passível de uma antinomia. Trata-se, pois de um questionamento que tem como tectónica fundamental a incontornável problemática da relação entre a arte, linguagem e filosofia.
Título traduzido da contribuiçãoThe Poetic word and the Philosophy's Logos. Critical reading of Mikel Dufrenne's proposal
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoVerba volant? Oralidade, escrita e memória
EditoresAna P Pinto, Maria J Lopes, António Melo, João C O Pinto, Álvaro Balsas
Local da publicaçãoBraga
EditoraAletheia - Associacao Cientifica e Cultural
Páginas547-564
Número de páginas17
ISBN (eletrónico)9789726972983
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Série de publicação

NomeHumanidades
Volume3

Keywords

  • Logos
  • Poïesis
  • Literatura
  • Filosofia
  • Mikel Dufrenne

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A palavra poética e o Logos da Filosofia. Leitura crítica da proposta de Mikel Dufrenne“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação