O poder do método de ensino combinado: um método experimental

Francisco Freire Soares, Cristina Palmeirão, Margarida Oliveira, António Oliveira

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

Resumo

Perante as exigências e os desafios com que a escola se depara, fruto das novas ordens globais de cariz social, económico, tecnológico e educativo, é imperativo que a Educação encontre urgentemente formas concretas de inovar e de se adaptar às novas, mas também imprevisíveis, circunstâncias. Perante um curriculum prescritivo, fechado e muito focado nas chamadas áreas disciplinares nucleares, a aposta numa abordagem artística que o torne mais abrangente, mais flexível e centrado nas competências dos alunos tidas como essenciais para o século XXI, surge como um caminho possível não só para a melhoria das aprendizagens dos alunos, tornando-as mais significativas e pessoais, mas também como forma de revalorizar o papel social do professor ao seguir um modelo baseado num trabalho efetivamente colaborativo entre docentes. Este projeto, posto em prática na Escola Artística do Conservatório de Música do Porto (CMP), teve como ponto de partida o modelo de pedagogias inovadoras dos clusters de Paniagua e Istance (2018), que se foca na aprendizagem através das artes, solicitando a ativação das dimensões física, artística, emocional e social, e na obra do compositor Bart Quartier Image, que deu nome ao projeto “Imagens do Image”, numa perspetiva de ensino combinado das abordagens pedagógicas: experiential learning e embodied learning.
Título traduzido da contribuiçãoThe power of combined teaching method: an experimental study
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)34-52
Número de páginas19
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão21
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 20 out. 2021

Keywords

  • Educação
  • Clusters
  • Pedagogias inovadoras
  • Artes
  • Trabalho colaborativo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O poder do método de ensino combinado: um método experimental“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação