A proteção do direito de contratação coletiva

Resultado de pesquisa

1 Transferências (Pure)

No presente estudo procuramos analisar a forma como o direito de contratação coletiva é regulado ao nível dos instrumentos mais relevantes do Conselho da Europa, isto é, a Convenção Europeia dos Direitos do Homem e a Carta Social Europeia. Na verdade, apesar de ambas reconhecerem este direito, a Carta Social Europeia é, sem dúvida, a que mais alcance lhe confere. Não obstante, permanece largamente ignorada pelas instâncias nacionais e internacionais. Ora, particularmente em tempos de crise, os contributos da Carta poderão revelar-se decisivos para uma proteção eficaz dos direitos fundamentais dos cidadãos europeus. Cumpre, por conseguinte, dar-lhe maior visibilidade e, sobretudo, conferir-lhe um lugar mais relevante no acervo jurídico europeu, para que estas virtualidades possam ser alcançadas.
Título traduzido da contribuiçãoThe protection of the right to collective bargaining
Páginas (de-até)124-140
Número de páginas17
RevistaLex Social: Revista de Derechos Sociales
Volume7
Estado da publicaçãoPublicado - 27 abr 2017
EventoConferência Internacional A crise e o impacto dos instrumentos europeus de proteção dos direitos sociais nas ordens jurídicas internas - Universidade Católica Portugues, Centro Regional do Porto, Porto
Duração: 15 abr 201616 abr 2016

• Direito de contratação coletiva
  • Sistema europeu de direitos fundamentais
  • Carta Social Europeia
  • Convenção Europeia dos Direitos do Homem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A proteção do direito de contratação coletiva“. Em conjunto formam uma impressão digital única.