Resultado de pesquisarevisão de pares

A Agenda 2030 da ONU realça a importância da cultura, da arte e da educação para o desenvolvimento humano sustentável, o empoderamento individual, a cidadania ativa, a inclusão social e a coesão territorial. Duas literacias que para isso contribuem são a artística e a digital, estimulando capacidades de comunicação, sensibilidade, empatia e pensamento crítico que definem indivíduos e realidades. Também o cinema contribui para essa definição, combinando expressões e experiências artístico-culturais com modos de criação e receção cada vez mais próximos das tecnologias digitais. Os cruzamentos entre cinema e educação têm propiciado diferentes estratégias que confirmam a sua relevância para uma consciência e apropriação críticas do mundo por parte dos jovens. A proliferação das imagens como formas privilegiadas de contacto com o real acarreta a necessidade de reforçar competências de codificação e descodificação das mesmas. Esta deve trabalhar-se nas escolas, com abordagens que permitam compreender o papel do cinema e da comunicação digital na construção de perspetivas, sensibilidades e saberes polissémicos e informados. Assim, neste texto analisaremos os modos como cinema e tecnologia se posicionam, hoje, como áreas fundamentais para processos educativos de caráter inclusivo e sustentável, oferecendo amplas possibilidades de cognição, afetividade e atuação, quer individual quer coletiva.
Título traduzido da contribuiçãoThe relevance of film and digital literacies to inclusive and sustainable educational processes
Páginas (de-até)136-150
Número de páginas15
RevistaEducaOnline
Volume15
Número de emissão2
Estado da publicaçãoPublished - mai 2021

• Cinema
  • Tecnologia
  • Inclusão
  • Sustentabilidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A relevância das literacias fílmica e digital para processos educativos inclusivos e sustentáveis“. Em conjunto formam uma impressão digital única.