O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura

Alexandra Gonçalves , Célia Ribeiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

Resumo

A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
Título traduzido da contribuiçãoThe role of parents in schooling of children with specific learning disorder with impairment in reading
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)213-230
Número de páginas18
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão24
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2016

Keywords

  • Perturbação da aprendizagem Específica com défice na leitura
  • Pais/encarregados de educação
  • Professores de educação especial
  • Intervenção
  • Colaboração
  • Sucesso escolar

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O papel dos pais na escolarização dos filhos com perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação