Resumo
A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Consideramos que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. A revisão da literatura efetuada aponta para a importância de uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação.
Título traduzido da contribuição | The role of parents in schooling of children with specific learning disorder with impairment in reading |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 213-230 |
Número de páginas | 18 |
Revista | Gestão e Desenvolvimento |
Número de emissão | 24 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan. 2016 |
Keywords
- Perturbação da aprendizagem Específica com défice na leitura
- Pais/encarregados de educação
- Professores de educação especial
- Intervenção
- Colaboração
- Sucesso escolar