The “Territorialization” of the episcopal Power in medieval Portugal. A study on the bullae of Popes Paschalis II and Calixtus II and the conflicts between the dioceses of Oporto, Braga and Coimbra (12th century)

Título traduzido da contribuição: A “Territorialização” do poder episcopal no Portugal Medieval. Um estudo das bullae dos Papas Pascoal II e Calisto II e os conflitos entre as dioceses de Porto, Braga e Coimbra (século XII)

Andrea Mariani, Francesco Renzi

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)

Resumo

As primeiras décadas do século XII são um ponto crucial na história de Portugal. O sucesso das campanhas militares contra os muçulmanos permitiu a reorganização das dioceses do Norte. Esta política de restauração episcopal teve como consequência um conflito entre Porto, Braga e Coimbra e durante o pontificado do bispo do Porto, Hugo (1112-1136), os papas em muitas ocasiões intervieram para resolver esta disputa territorial. O objetivo de este artigo é o estudo das bullae papais de Pascoal II e Calixto II de 1115 e 1120 em favor de Hugo do Porto. O escopo é demonstrar como este tipo de documento não é uma representação fiável do território. O valor destas bullae, efetivamente, não é factual, mas político e é muito importante para introduzir o estudo sobre a territorialização do poder episcopal no Portugal medieval e a relação muito próxima entre os bispos locais e os pontífices romanos.
Título traduzido da contribuição A “Territorialização” do poder episcopal no Portugal Medieval. Um estudo das bullae dos Papas Pascoal II e Calisto II e os conflitos entre as dioceses de Porto, Braga e Coimbra (século XII)
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)161-187
Número de páginas27
RevistaLusitania Sacra
Número de emissão37
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan 2018
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Hugo
  • Porto
  • Bullae
  • Portugal
  • Roma

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “A “Territorialização” do poder episcopal no Portugal Medieval. Um estudo das bullae dos Papas Pascoal II e Calisto II e os conflitos entre as dioceses de Porto, Braga e Coimbra (século XII)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação