O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
Título traduzido da contribuiçãoThe universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integration
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)492-516
Número de páginas25
RevistaPro-Posições
Volume29
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 set 2018

Keywords

  • Supervisão pedagógica
  • Inserção profissional
  • Estágio
  • Inclusão

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação