Vasco Sousa Dias, André Correia*, Ricardo Sousa Dias, Hélder Esteves

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

Objetivos: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um papel crucial na divulgação e na partilha de conhecimento, tanto para profissionais como estudantes. O objetivo deste estudo visa avaliar as habilitações de docentes e discentes de medicina dentária em algumas áreas específicas das TIC. Métodos: A metodologia consistiu num estudo observacional transversal (técnica de amostragem estratificada), efetuado aos docentes do ciclo clínico e discentes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, aos quais foi distribuído um questionário para avaliação da utilização das TIC. Resultados: Os resultados obtidos indicam competência «Mais do que adequada» (NC = 33,3) no manuseamento das TIC, sendo que a maioria dos inquiridos (66%) afirmou ter recebido formação «Adequada» em TIC no decorrer do seu mestrado integrado/licenciatura. Entre outros factos, verificou-se que, quanto à pesquisa on-line de informação médica, a maioria (54,4%) dos inquiridos afirma saber utilizar a Medline®, mas gostaria de aprender mais. Conclusões: A amostra e o centro de ensino estudados apresentam condições adequadas à implementação de TIC no ensino de medicina dentária. As TIC são consideradas essenciais no futuro do ensino e prática clínica de medicina dentária.
Título traduzido da contribuiçãoThe use of information and communication technology in a Portuguese dental school
Páginas (de-até)81-86
Número de páginas6
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume54
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - abr 2013

• Informática médico-dentária
  • Competência informática
  • Medicina dentária
  • Professores
  • Estudantes

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Utilização das tecnologias de informação e comunicação numa faculdade de medicina dentária portuguesa“. Em conjunto formam uma impressão digital única.