Resumo
Objetivos: As tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm um papel crucial na divulgação e na partilha de conhecimento, tanto para profissionais como estudantes. O objetivo deste estudo visa avaliar as habilitações de docentes e discentes de medicina dentária em algumas áreas específicas das TIC. Métodos: A metodologia consistiu num estudo observacional transversal (técnica de amostragem estratificada), efetuado aos docentes do ciclo clínico e discentes do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, aos quais foi distribuído um questionário para avaliação da utilização das TIC. Resultados: Os resultados obtidos indicam competência «Mais do que adequada» (NC = 33,3) no manuseamento das TIC, sendo que a maioria dos inquiridos (66%) afirmou ter recebido formação «Adequada» em TIC no decorrer do seu mestrado integrado/licenciatura. Entre outros factos, verificou-se que, quanto à pesquisa on-line de informação médica, a maioria (54,4%) dos inquiridos afirma saber utilizar a Medline®, mas gostaria de aprender mais. Conclusões: A amostra e o centro de ensino estudados apresentam condições adequadas à implementação de TIC no ensino de medicina dentária. As TIC são consideradas essenciais no futuro do ensino e prática clínica de medicina dentária.
Título traduzido da contribuição | The use of information and communication technology in a Portuguese dental school |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 81-86 |
Número de páginas | 6 |
Revista | Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial |
Volume | 54 |
Número de emissão | 2 |
DOIs | |
Estado da publicação | Published - abr 2013 |
Keywords
- Informática médico-dentária
- Competência informática
- Medicina dentária
- Educação
- Professores
- Estudantes