Translation and adaptation of the spirituality and spiritual care rating scale in Portuguese palliative care nurses

Título traduzido da contribuição: Tradução e adaptação da Spirituality and Spiritual Care Rating Scale em enfermeiros portugueses de cuidados paliativos

Andreia Martins, Sara Pinto, Sílvia Caldeira, Francisco Pimentel

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Citações (Scopus)
55 Transferências (Pure)

Resumo

Enquadramento: O conhecimento acerca da espiritualidade em Enfermagem tem-se evidenciado em Portugal, mas ainda é escassa a evidência acerca da perceção desta dimensão nos enfermeiros, bem como a disponibilidade de instrumentos na língua portuguesa que permitam medir fenómenos relacionados. A Spirituality and Spiritual Care Rating Scale (SSCRS) permite avaliar a perceção dos enfermeiros face à espiritualidade e ao cuidado espiritual.
Objetivos: Traduzir, adaptar e validar a SSCRS para português, numa população de enfermeiros portugueses de cuidados paliativos. Metodologia: Estudo metodológico, numa amostra de 94 enfermeiros de cuidados paliativos. Resultados: No processo de validação da escala, optou-se por manter a estrutura da escala original com os 17 itens. Obteve-se um alfa de Cronbach entre 0,59 e 0,69 nas subescalas e de 0,76 na escala global. Estes valores são indicadores que a escala tem fidelidade razoável para a população em estudo.
Conclusão: A versão portuguesa da SSCRS revela ser uma escala fiável e com validade de conteúdo para avaliar a perceção dos enfermeiros face à espiritualidade e ao cuidado espiritual.
Título traduzido da contribuiçãoTradução e adaptação da Spirituality and Spiritual Care Rating Scale em enfermeiros portugueses de cuidados paliativos
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)89-97
Número de páginas9
RevistaReferência
Volume4
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 fev. 2015

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Tradução e adaptação da Spirituality and Spiritual Care Rating Scale em enfermeiros portugueses de cuidados paliativos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação