Um jogo sério para prevenir o bullying e promover a empatia

Cátia Raminhos, Ana Paula Cláudio, Maria Beatriz Carmo, Susana Carvalhosa, Maria de Jesus Candeias, Augusta Gaspar

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Citações (Scopus)

O bullying é um problema real e grave que acarretaseveras consequências para os jovens que se envolvem ouobservam estas situações. Os Jogos Sérios têm dado provas dasua eficácia terapêutica em problemas na área da resolução deconflitos, indicadora de um potencial ainda a explorar emabordagens destinadas a atenuar o problema da agressão entrepares, na escola e fora dela. Neste artigo descrevemos um Jogo Sério que tem como objetivopromover a empatia como meio de prevenção do (cyber)bullying,ajudando as vítimas e os observadores destes episódios agressivosa aumentarem os seus conhecimentos e a treinarem diferentesestratégias, com vista a uma mudança de atitude e comportamento quando confrontados com este tipo de situações. Apertinência desta proposta assenta na elevada prevalência decomportamentos de bullying e na falta de eficácia das intervenções existentes. O jogo apresentado é portável para diversas plataformas(smartphone, tablet, PC), oferece flexibilidade na escolha doscenários e do papel a desempenhar durante o jogo. As decisõestomadas pelo jogador têm efeitos evidentes nos níveissubsequentes do jogo. A terapia/prevenção com este jogo pode terlugar na escola ou em consultório, na presença do professor outerapeuta, mas é extensível para fora deste espaço, pois o jogadorpode jogá-lo de forma autónoma em qualquer lugar. Todas assessões de jogo geram informação que é registada numa base dedados para posterior análise. Implementou-se ainda umaAplicação de BackOffice integrada com o jogo, para apoiar oprofissional nas tarefas de monitorização dos jogadores.
Título traduzido da contribuiçãoA serious game to prevent bullying and promote empathy
Título da publicação do anfitrião2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015
EditoraInstitute of Electrical and Electronics Engineers Inc.
ISBN (eletrónico)9789899843455
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 28 jul 2015
Evento10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015 - Aveiro
Duração: 17 jun 201520 jun 2015

Série de publicação

Nome2015 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015

Conferência

Conferência10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI 2015
País/TerritórioPortugal
CidadeAveiro
Período17/06/1520/06/15

• Bullying
  • Cyberbullyng
  • Jogo sério
  • Jogo de plataforma
  • Observadores
  • Vítimas
  • Unity 3D

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Um jogo sério para prevenir o bullying e promover a empatia“. Em conjunto formam uma impressão digital única.