“Uma experiência interessante”: o Estado Novo português e o cristianismo holandês nas décadas de 1930 e 1940

Tom Eric Krijger*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

Resumo

Em 1933, um ano após a sua tomada de posse como Presidente do Conselho de Portugal, António de Oliveira Salazar conseguiu ver aprovada uma nova Constituição, reorganizando a política, a sociedade civil e a economia portuguesas numa base corporativista. Este artigo aborda o interesse notável que o Estado Novo salazarista despertou nos círculos dos partidos políticos cristãos nos Países Baixos (Holanda) por volta de 1940. Procura-se argumentar que tal interesse teve a ver com a então segmentação institucional da sociedade holandesa, na base de diferenças políticas e religiosas, conhecida na historiografia como ‘verzuiling’ ou ‘pilarização’. Alguns intelectuais católicos defendiam que a comunidade católica holandesa não devia contentar-se com o seu próprio ‘zuil’ ou ‘pilar’, mas, pelo contrário, devia aspirar a uma reconfiguração da sociedade em conformidade com a Doutrina Social da Igreja Católica, a exemplo do Estado Novo português. Por outro lado, alguns ‘fazedores de opinião’ protestantes holandeses consideravam o Estado Novo como paradigma de um estado estruturado ‘organicamente’, exibindo uma alternativa para a segregação ‘pilarizada’ na nação holandesa, algo que eles contestavam profundamente. Além disso, os admiradores holandeses de Salazar, tanto católicos como protestantes, acreditavam que o Estado Novo se baseava em princípios que ofereciam tanto uma solução para a crise política e económica que afetava a Holanda na década de 1930, como um fundamento para a reconstrução do seu país depois da invasão alemã-nazi em 1940.
Título traduzido da contribuição“An Interesting Experiment”: The Portuguese Estado Novo and Dutch Christianity in the 1930s and 1940s
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)111-136
Número de páginas26
RevistaLusitania Sacra
Número de emissão39
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Holanda
  • Cristianismo
  • Estado Novo
  • Salazar
  • Corporativismo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de ““Uma experiência interessante”: o Estado Novo português e o cristianismo holandês nas décadas de 1930 e 1940“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação