Resultado de pesquisarevisão de pares

30 Transferências (Pure)

Na sua prática letiva, o docente de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é confrontado com a necessidade de articular o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a conceção curricular em espiral, de Jerome Bruner. O objetivo principal deste estudo é aprofundar as práticas pedagógicas dos professores de EMRC na aplicação do DUA. A amostra é constituída por professores desta área curricular em Portugal, num total 181 participantes. Os resultados revelam que os docentes de EMRC estão envolvidos na construção de uma escola inclusiva. Apesar de algumas similaridades entre a conceção curricular de Jerome Bruner e as fases de envolvimento e representação do DUA, os professores de EMRC inquiridos apresentam bastantes dificuldades em incluir todas as fases do DUA na sua prática pedagógica, em especial, a expressão, o que sugere a necessidade de formação contínua nesta área, como forma de promover práticas pedagógicas inclusivas.
Título traduzido da contribuição Universal design for learning in the teaching of catholic moral and religious education
Páginas (de-até)272-283
Número de páginas12
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume9
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 29 abr 2022
EventoXVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia - Universidade do Minho, Braga
Duração: 1 set 20213 set 2021

• Educação moral e religiosa Católica
  • Metodologia
  • Inclusão
  • Desenho universal para a aprendizagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Desenho universal para a aprendizagem e necessidades educativas especiais no ensino de educação moral e religiosa católica“. Em conjunto formam uma impressão digital única.