Validação da Escala de Satisfação do Cidadão com Cuidados de Enfermagem para pais de crianças hospitalizadas

Fernanda Manuela Loureiro, Beatriz Araújo, Zaida Borges Charepe

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
1 Transferências (Pure)

Resumo

Enquadramento: A satisfação dos pais de crianças hospitalizadas tem sido utilizada para medir a qualidade dos cuidados de enfermagem. Objetivo: Adaptar e validar a Escala de Satisfação do Cidadão com Cuidados de Enfermagem (ESCCE) para pais de crianças hospitalizadas. Metodologia: Estudo metodológico realizado com recurso a uma amostra não probabilística de 251 pais de crianças entre os 7 e 11 anos hospitalizadas. Determinou-se a confiabilidade e a validade dos resultados, para aferir as propriedades psicométricas do instrumento. Na análise das propriedades psicométricas do instrumento determinou-se a confiabilidade através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach; e a validade de constructo, através de análise fatorial exploratória de componentes principais, com rotação ortogonal Varimax dos itens da escala. Resultados: A ESCCE apresenta características psicométricas adequadas para a população portuguesa de pais de crianças hospitalizadas (valor alfa de Cronbach de 0,92), garantindo-lhe a confiabilidade e validade para medir a satisfação com os cuidados de enfermagem. Conclusão: A ESCCE é um instrumento fiável e útil para avaliar a satisfação dos pais das crianças hospitalizadas.
Título traduzido da contribuiçãoValidation of the Citizen Satisfaction with Nursing Care Scale for parents of hospitalized children
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe20062
Páginas (de-até)1-8
Número de páginas8
RevistaRevista de Enfermagem Referência
Volume5
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - mar 2021

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validação da Escala de Satisfação do Cidadão com Cuidados de Enfermagem para pais de crianças hospitalizadas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação