Vítor Gamboa*, Andrew Rothwell, Maria Adélia Monarca, João Gomes

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

O objectivo deste estudo é apresentar as principais conclusões do processo de tradução e da adaptação da Escala de Empregabilidade Autopercebida (SPES) à população universitária portuguesa, com base numa amostra de 526 estudantes. Os resultados das análises realizadas sobre os itens confirmam a qualidade psicométrica da SPES. Relativamente à validade de constructo (CFA), os índices de qualidade do ajustamento para ao modelo em um (Empregabilidade Percebida), em dois (Empregabilidade Interna e Empregabilidade Externa) e em quatro fatores (Mercado de Trabalho, A Minha Universidade, Campo de Estudo, Competências Pessoais) foram bastante satisfatórios. Contudo, no modelo de um factor, foi necessário eliminar quatro itens; no modelo de dois factores, foram eliminados três itens na empregabilidade interna e dois na empregabilidade externa, e no modelo de quatro factores, foram eliminados quatro itens. Quanto à validade convergente da escala, os resultados foram os esperados, tendo-se verificado que o SPES estava significativamente associado à adaptabilidade da carreira, à auto-eficácia na transição da escola para o trabalho, e às intenções e comportamentos de procura de emprego. Em síntese, os bons níveis de fiabilidade e validade obtidos parecem apoiar a utilização da versão portuguesa do SPES na avaliação da empregabilidade percebida entre os estudantes universitários portugueses.
Título traduzido da contribuiçãoValidation of Self-Perceived Employability Scale among Portuguese university students and its relevance to job-seeking behaviors
Páginas (de-até)97-116
Número de páginas20
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume9
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul 2022

• Empregabilidade percebida
  • Self-Perceived Employability Scale
  • Validação de teste
  • Estudantes universitários

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validação da Self-Perceived Employability Scale em estudantes universitários portugueses e a sua relevância na procura de emprego“. Em conjunto formam uma impressão digital única.