Validation of questionnaire to Assess the Impact of Dementia on the Family

Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva*, Luís Octávio de Sá, Sandra Sofia Barbosa Pinto de Almeida, Ana Catarina Rodrigues da Silva Reis

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Objetivo: Validar um questionário de avaliação do impacto da demência num dos membros do agregado familiar. Métodos: Estudo metodológico. O instrumento foi construído, com base na revisão da literatura, na opinião de peritos e na experiência dos investigadores. Foi aplicado a uma amostra não probabilística de conveniência constituída por 262 familiares de pessoas que coabitam diariamente com a pessoa com demência. A validade de constructo foi estudada pela análise fatorial exploratória, método dos componentes principais, com rotação varimax dos itens. Resultados: Obteve-se um instrumento com 30 itens distribuídos por quatro dimensões “Dimensão emocional”, “Dimensão económica”, “Dimensão relações familiares” e “Dimensão procura de suporte”. A análise fatorial revelou uma variância explicada total de 54,96% e um alfa de Cronbach total de ,899. Conclusões: O instrumento apresenta uma consistência interna elevada agrupando-se em quatro dimensões, todas elas intimamente ligadas à adaptação da família ao aparecimento da demência num dos seus membros.
Idioma originalEnglish
Número do artigoe20210232
Número de páginas8
RevistaRevista brasileira de enfermagem
Volume75
Número de emissãoSuppl 4
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 15 abr 2022

Keywords

  • Demência
  • Relações familiares
  • Estudo de validação
  • Enfermagem
  • Análise fatorial

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validation of questionnaire to Assess the Impact of Dementia on the Family“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação