Validation of the "international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life"

Título traduzido da contribuição: Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”

Maria João Jacinto Guerra*, Sofia Pinto de Almeida, Helena Maria Nogueira, Paulo Jorge Pereira Alves

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

20 Transferências (Pure)

Objetivo: Validar o International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life para a população portuguesa. A incontinência urinária é uma condição com elevada prevalência e com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life foi adaptado de forma a ter uma estrutura estandardizada e que permite avaliar o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida. Método: Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal com duzentos e vinte participantes recrutados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e no Centro Hospitalar Universitário de São João durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Foram avaliadas as propriedades psicométricas do questionário. Para a consistência interna foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach padronizado. Para obter a validade do constructo foi realizada uma análise exploratória fatorial por rotação varimax para extração dos principais componentes. Resultados: A versão portuguesa do questionário tem 21 itens distribuídos pelos três fatores encontrados mantendo, no entanto, os itens propostos na versão original. O resultado de coeficiente alfa de Cronbach padronizado, α=0,906 global, confirma a consistência interna da versão portuguesa do instrumento. Foi realizada a análise da correlação de Pearson entre cada item e o item de avaliação do impacto na qualidade de vida em forma de escala verificando-se uma correlação positiva em todos os itens. Conclusões: A versão portuguesa do questionário, mostrou-se confiável e válida no estudo realizado para utilização na clínica e na investigação.
Título traduzido da contribuiçãoValidação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
Número do artigoe20220015
Número de páginas7
RevistaRevista Gaúcha Enfermagem
Volume44
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2023

• Incontinência urinária
  • Inquéritos e questionários
  • Estudo de validação
  • Qualidade de vida

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”“. Em conjunto formam uma impressão digital única.