Validation of the Nursing Activities Score in Portuguese intensive care units

Título traduzido da contribuição: Validação do Nursing Activities Score em unidades de cuidados intensivos portuguesas

Ana Paula Morais de Carvalho Macedo, Clara Maria Faria Simães Mendes, Analisa Lia Silva Candeias, Marco Paulo Rodrigues Sousa, Louíse Viecili Hoffmeister, Maria Isabel Gomes Sousa Lage

Resultado de pesquisarevisão de pares

18 Citações (Scopus)
33 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: descrever o processo de adaptação e validação do Nursing Activities Score para o contexto português. Método: trata-se de um estudo-piloto de adaptação e validação do Nursing Activities Score, com amostra de 67 doentes internados em unidades de cuidados intensivos de três hospitais portugueses. A validade de constructo avaliou-se mediante procedimentos de análise fatorial e a consistência interna dos itens através do coeficiente Alpha de Cronbach. Resultados: obteve-se um valor médio da carga de trabalho de 63,04% (DP = 14,25; Mediana = 61,30). Os dados psicométricos revelaram um Alpha de Cronbach de 0,71, na escala total, indicando uma fidelidade aceitável. A análise fatorial confirmatória sugeriu um ajustamento adequado entre o modelo e os dados (χ2(199) = 214,5, p = 0,214; CFI = 0,95; RMSA = 0,035). Conclusão: neste estudo, a versão portuguesa do Nursing Activities Score revelou-se um instrumento válido, permitindo avaliar a carga de trabalho dos enfermeiros com segurança.
Título traduzido da contribuiçãoValidação do Nursing Activities Score em unidades de cuidados intensivos portuguesas
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)826-832
Número de páginas7
RevistaRevista Brasileira de Enfermagem
Volume69
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 set. 2016

Keywords

  • Carga de trabalho
  • Unidades de cuidados intensivos
  • Enfermagem
  • Gestão
  • Nursing Activities Score

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Validação do Nursing Activities Score em unidades de cuidados intensivos portuguesas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação