Variações cromáticas em pinturas de Adriano de Sousa Lopes após a remoção de verniz oxidado

João Linhares*, Liliana Cardeira, Ana Bailão, Ruben Pastilha, Sérgio Nascimento

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)

Resumo

A capacidade de remover digitalmente a camada de verniz na fase de diagnóstico de uma pintura, sem qualquer intervenção química ou física, poderá ser uma vantagem, pois permite prever o resultado do procedimento de limpeza da camada de proteção e auxiliar a proposta de tratamento. Duas pinturas de Adriano de Sousa Lopes foram investigadas por imagiografia hiperespectral na zona da luz visível, antes e após a remoção da camada de verniz. A reflectância espectral foi estimada em cada caso e sua comparação utilizada para avaliar o efeito da remoção da camada de verniz. As pinturas simuladas com a camada de verniz envelhecida foram comparadas com a intervencionada, sem verniz, comparando as coordenadas cromáticas e outros descritores cromáticos. Verificou-se que considerando o efeito da camada de verniz de cada pintura individualmente obtêm-se erros mais baixos do que considerando a média da camada de verniz das duas pinturas. Verificou-se também que simular a remoção da camada de verniz sem saber a transmitância do verniz original produz resultados limitados e que os erros são menores se o conteúdo cromático for obtido sem considerar a luminosidade.
Título traduzido da contribuiçãoChromatic changes in paintings of Adriano de Sousa Lopes after the removal of aged varnish
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)50-64
Número de páginas15
RevistaChange Over Time
Volume2020
Número de emissão34
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2020
EventoII Colóquio Investigações em Conservação do Património - Museu da Farmácia, Lisboa
Duração: 27 set 201829 set 2018
https://www.belasartes.ulisboa.pt/ll-coloquio-investigacoes-em-conservacao-do-patrimonio/

Keywords

  • Cores
  • Camada de verniz
  • Pinturas
  • Imagiografia hiperespectral
  • Análise espectral
  • Remoção digital

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Variações cromáticas em pinturas de Adriano de Sousa Lopes após a remoção de verniz oxidado“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação