Visões e decisões dos futuros professores sobre metodologias ativas

Daniela Gonçalves, Margarida Quinta e Costa

Resultado de pesquisarevisão de pares

12 Transferências (Pure)

Resumo

Cada vez mais docentes reconhecem que os métodos pedagógicos, bem como os conteúdos educativos, devem ser alterados para se adaptarem ao século XXI, apelando à mudança para uma aprendizagem ativa e centrada nos estudantes, num mundo que está em constante mudança. Esta mudança só́ pode ser implementada se o contexto educativo e os métodos, espaços e prioridades forem alterados. Este artigo apresentará razões que justificam esta mudança, bem como os conhecimentos práticos que estão implicados na utilização de metodologias ativas que proporciona resultados e processos de trabalho/ praticas diferentes, ambicionando-se maior motivação e desenvolvimento sistemático e intencional dos estudantes. Assumimos que há́ inovação pedagógica com a aplicação sistematizada e deliberada de algumas dessas metodologias ativas que levam a mudança de práticas pedagógicas pelos professores. A visão e posição dos futuros docentes, em situação pré́-profissional, face a estas metodologias parece-nos crucial para o seu desenvolvimento profissional como futuros professores que se comprometem a formar cidadãos com a capacidade de tomar decisões fundamentadas e com participação ativa na sociedade. O nosso compromisso na formação de professores é proporcionar contacto teórico, mas também experienciação de algumas metodologias ativas de modo a promover competências de aprendizagem como resposta as necessidades de inovação em educação. Pudemos avaliar o resultado deste projeto pela aplicação de um inquérito por questionário com um conjunto de afirmações relativo às metodologias ativas e suas vantagens, mas também questões que promovem a reflexão e a consciencialização do percurso formativo realizado, onde os estudantes podem expressar, numa escala de grau de concordância, a sua compreensão e compromisso da utilização dessas metodologias. A maioria dos estudantes demonstrou compreender o potencial das metodologias ativas na mudança necessária na formação dos alunos, validando, desta forma, o projeto que desenvolvemos.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoAtas V Seminário Internacional
Subtítulo da publicação do anfitriãoEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
EditoresIlídia Cabral, Diana Mesquita
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
Páginas152-157
Número de páginas6
ISBN (eletrónico)9789895370733
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2023
EventoV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 20 jul. 202322 jul. 2023
https://fep.porto.ucp.pt/pt-pt/asset/22676/file

Conferência

ConferênciaV Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Título abreviadoV_SIETDH
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período20/07/2322/07/23
Endereço da Internet

Keywords

  • Metodologias ativas
  • Formação de professores
  • Inovação pedagógica
  • Decisões educativas deliberadas

Citação