Visibilidade em detrimento da interatividade: o Twitter nas recentes eleições presidenciais de Portugal e do Brasil

Rui Alexandre Novais, Viviane Araújo

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Resumo

Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas online dos candidatos à
presidência da república do Brasil (2010) e de Portugal (2011). O objectivo consiste em determinar se os dois candidatos melhor colocados nas intenções de voto em ambos os países utilizaram as redes sociais, especialmente o Twitter, como ferramenta de interatividade, aproximação e comunicação com o eleitor, ou apenas como uma plataforma adicional para obter visibilidade. Baseado numa análise de conteúdo dos tweets dos candidatos na primeira volta das campanhas, conclui que a discutabilidade proporcionada pela interactividade do ambiente digital foi preterida em prol da utilização pela generalidade dos candidatos
do microblogue como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas com o intuito de aumentar a sua visibilidade. Os resultados têm implicações em termos da vitalidade e legitimidade na esfera pública na era digital dado que os candidatos não deram voz e vez ao eleitorado e este último não se socorreu do Twitter dos candidatos presidenciais como forma de participação na campanha eleitoral.
Título traduzido da contribuiçãoVisibility vs interactivity: Twitter and the presidential election in Portugal and Brazil
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoPublic sphere reconsidered. Theories and practices
EditoresJoão Carlos Correia, Rousiley C. Maia
Local da publicaçãoCovilhã
EditoraUniversidade da Beira Interior
Páginas255-272
ISBN (impresso)9789896540821
Estado da publicaçãoPublicado - 2011
Publicado externamenteSim

Série de publicação

NomeLivros LabCom

Keywords

  • Twitter
  • Eleições presidenciais
  • Esfera pública (digital)
  • Portugal
  • Brasil
  • Participação política
  • Interactividade

Impressão digital

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