Vivências da família do doente crítico: um estudo qualitativo

Raquel Marlene Vieira Ramos, Sílvia Patrícia Fernandes Coelho, Manuela Celeste Sousa Ferreira, João Pedro Pinto Coelho de Oliveira

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A família constitui uma extensão do próprio doente, revelando-se como um alvo de prestação de cuidados por parte da equipa de Enfermagem, pelo que é necessário o desenvolvimento de intervenções por parte dos profissionais neste contexto. Objetivo: identificar os principais sentimentos da Família do Doente Crítico em contexto de internamento. Materiais e Métodos: Este estudo, do tipo qualitativo, foi desenvolvido numa Unidade Polivalente de Cuidados Intermédios, com recurso a uma amostra de conveniência de 4 participantes, os quais foram alvo de uma entrevista estruturada. Resultados: Verificou-se que os principais sentimentos da Família do Doente Crítico em contexto de internamento são ansiedade, stress, tristeza, necessidade de suporte e de proximidade do doente, incerteza quanto à mudança causada na vida familiar e medo. No entanto, apesar de se encontrarem a vivenciar todos estes sentimentos, verifica-se que a família atribui maior importância a tudo o que está relacionado com o seu familiar, do que em relação a si própria, onde são patentes vivências de tristeza, ansiedade e revolta com a situação. Conclusão: Ressalva, assim, uma baixa ou mesmo ausente consciencialização de que também constituem um alvo na prestação de cuidados por parte dos profissionais de saúde.
Título traduzido da contribuiçãoExperiences of the family of the critically ill: a qualitative study
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)5-10
Número de páginas6
Revista Cadernos de Saúde
Volume10
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jun. 2018

Keywords

  • Doente crítico
  • Família
  • Emoções

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Vivências da família do doente crítico: um estudo qualitativo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação