Vivências da família do potencial dador de órgãos e tecidos: revisão sistemática da literatura

Filipa de Almeida Dias Morais de Barros, Patrícia Pontífice Sousa

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A doação e transplantação de órgãos e tecidos representam nos dias de hoje, uma realidade em crescendo. A família do potencial dador de órgãos e tecidos, enfrenta desde o início do internamento hospitalar, um conjunto de desafios e experimenta vários sentimentos. Na relação favorecida que os enfermeiros estabelecem com a família, é fundamental que integrem estratégias que facilitem as vivencias marcantes que a família atravessa. Objetivo: Identificar a experiência vivenciada pela família do potencial dador, no processo de doação de órgãos e tecidos; identificar estratégias profissionais que os familiares apontam como facilitadoras na vivencia deste processo. Materiais e Métodos: Elaboração de uma revisão sistemática da literatura, utilizando a estratégia PICo: População (P) – família; fenómeno de interesse (I) – perceção/experiência; contexto (Co) – doação de órgãos. Foi realizada pesquisa bibliográfica nas bases de dados CINAHL, Pubmed, Nursing & Allied Health Collection, MedicLatina. Foi realizada no mês de fevereiro de 2020, utilizando os descritores: organ donation; family; perceptions. Resultados: Foram selecionados 8 artigos que evidenciam a experiência da família no processo de doação de órgãos, assim como intervenções de enfermagem centradas na família. Conclusão: A família do potencial dador de órgãos e tecidos enfrenta sentimentos e emoções perante a constatação da morte. Os enfermeiros, devem apoiar, ajudar, cuidar e facilitar na compreensão e experiência deste processo complexo.
Título traduzido da contribuiçãoExperiences of the family of the potential donor of organs and tissues: a systematic literature review
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)13-20
Número de páginas8
Revista Cadernos de Saúde
Volume13
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul. 2021

Keywords

  • Doação de órgãos
  • Família
  • Vivências
  • Cuidados de enfermagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Vivências da família do potencial dador de órgãos e tecidos: revisão sistemática da literatura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação