Resultado de pesquisarevisão de pares

Há um grande consenso científico em torno da centralidade da escola e, em particular do professor, na qualidade das aprendizagens dos alunos, sendo as práticas de ensino uma peça chave do sucesso escolar dos alunos. No entanto, a sala de aula ainda é um dos lugares secretos da maioria das escolas, é o jardim secreto, lugar com (muitos) mistérios por desvendar. Conscientes que a sala de aula é o coração da escola pretendemos perceber como é feita a planificação, concretização e monitorização do processo ensino-aprendizagem e identificar as principais estratégias de ensino e os tipos de trabalho utilizados em duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários (professores e alunos), realizaram-se observações de aulas e entrevistas semiestruturadas (professores), grupo de discussão focalizada (alunos) e analisaram-se resultados de avaliação dos alunos do 6.º e 9.º anos nas disciplinas de Português e Matemática. A partir da análise e interpretação dos dados é possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como planeiam e concretizam o processo ensino-aprendizagem. Em alguns aspetos, tornam-se evidentes contradições entre o que os professores afirmam que fazem e o que foi observado e/ou é percecionado pelos alunos, evidenciando que a escola é um mosaico de visões, perceções e realidades.
Título traduzido da contribuiçãoWalking through the ‘secret gardens’ of two schools with similar student population, but different academic results
Título da publicação do anfitriãoEducação, territórios e desenvolvimento humano
Subtítulo da publicação do anfitriãoAtas do II Seminário Internacional
EditoresJoaquim Machado, Cristina Palmeirão, Ilidia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
Páginas468-488
Número de páginas21
ISBN (impresso)9789899948686
Estado da publicaçãoPublished - 2 jul 2017
EventoII seminário internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Porto
Duração: 20 jul 201721 jul 2017

SeminárioII seminário internacional
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período20/07/1721/07/17

• Sucesso
  • Processo ensino-aprendizagem
  • Sala de aula

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Pelos ‘jardins secretos’ de duas escolas com populações estudantes semelhantes, mas com resultados académicos diferentes“. Em conjunto formam uma impressão digital única.