Resumo
Partindo da provocadora tela de Paula Rego, “Salazar a Vomitar a Pátria”, este ensaio discute algumas representações fílmicas da mulher portuguesa do Estado Novo, a partir de uma seleção de filmes de realizadoras portuguesas contemporâneas que lançam mão de memórias públicas e privadas e de diferentes materiais de arquivopara questionar a representação pública da ditadura. A partir de uma perspetiva feminina e comparada, o ensaio examina as lacunas epistemológicas do arquivo e reflete sobre como estas, para além de desvelarem intrincados processos de manipulação ideológica que ilustram a violência do arquivo e o seu caráter disciplinador (Derrida 1995; Foucault 1972), interrogam o cinema como médiumprivilegiado de formação, circulação e reconfiguração da memória cultural.
Título traduzido da contribuição | When the archive vomits Salazar: representations of women in Contemporary Portuguese film |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 48-61 |
Número de páginas | 14 |
Revista | Diacrítica |
Volume | 34 |
Número de emissão | 2 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 30 jul. 2020 |
Keywords
- Arquivo
- Cinema Português
- Representações fílmicas da mulher
- Realizadoras portuguesas