World Heart Federation cholesterol roadmap: the Portuguese case

Título traduzido da contribuição: Roadmap do colesterol da Federação Mundial de Cardiologia: o caso português

Ana Abreu*, Hélder Dores, Lino Gonçalves, Fátima Franco, Conceição Silveira, Gonçalo Proença, Ana Teresa Timóteo, Nuno Cardim, Mónica Pedro, Manuela Fiuza, Daniel Ferreira, Luísa Bento, Lino Patrício, Daniel Caldeira, Sérgio Bravo Baptista, José Santos, Evangelista Rocha, Anabela Raimundo, Carlos Catarino, Manuel CarragetaRicardo Mexia, Francisco Araújo, Hélder Pereira, Raul Santos, Fausto J. Pinto

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

A doenc¸a aterosclerótica cardiovascular (DACV) mantém-se a maior causa de morte prematura e de incapacidade, sendo uma prevenc¸ão eficaz de risco cardiovascular (CV) fundamental. O WHF Cholesterol Roadmap fornece enquadramento para o desenvolvimento de políticas nacionais, tendo como objetivo a prevenc¸ão de DACV. A convite da WHF, um grupo de peritos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) avaliou a carga do colesterol a nível nacional e discutiu possíveis estratégias para um Roadmap português. A revisão da literatura mostrou uma carga elevada de colesterol em Portugal, sobretudo em pessoas de alto risco CV. Uma infografia, Scorecard, foi construída pela WHF, para mostrar claramente o risco CV e o peso do colesterol em Portugal, sendo útil para advocacia em políticas de saúde. A discussão de peritos e proposta das estratégias preventivas seguiram os cinco pilares do documento da WHF: Melhoria da consciencializac¸ão; Abordagens do risco CV e do colesterol nas populac¸ões; Avaliac¸ão de risco/screening das populac¸ões; abordagens a nível do sistema; Seguimento do colesterol e complicac¸ões da DACV. Várias recomendac¸ões chave foram definidas: incluir todos os stakeholders em programa multidisciplinar nacional; criar plano de atividades estruturadas para aumentar a consciencializac¸ão da populac¸ão; aumentar qualidade da educac¸ão contínua em saúde CV; aumentar interac¸ão entre profissionais de saúde e outros profissionais; aumentar referenciac¸ão de doentes para reabilitac¸ão cardiovascular; avaliar níveis de colesterol na populac¸ão geral, especialmente em alto risco; promover autocuidado dos doentes, envolvendo associac¸ões de doentes; usar redes sociais específicas para disseminar informac¸ão; criar base nacional de níveis de colesterol com registo sistemático de eventos CV; redefinir estratégias baseadas na avaliac¸ão de resultados; criar e envolver mais doentes em associac¸ões --- inverter a ordem da pirâmide! Em conclusão, a DACV e o peso de colesterol permanecem uma questão global forte em Portugal, necessitando o envolvimento de múltiplos stakeholders na prevenc¸ão. O Roadmap de colesterol português pode fornecer algumas soluc¸ões para urgentemente mitigar o problema. Abordagens a nível das populac¸ões para melhorar a consciencializac¸ão e avaliar o risco CV, seguimento do colesterol e das complicac¸ões de DACV são fatores chave nesta mudanc¸a. Uma call to action é claramente necessária para combater a carga da hipercolesterolemia e DACV.
Título traduzido da contribuiçãoRoadmap do colesterol da Federação Mundial de Cardiologia: o caso português
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)633-641
Número de páginas9
RevistaRevista Portuguesa de Cardiologia
Volume43
Número de emissão11
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - nov. 2024

Keywords

  • Colesterol
  • Risco cardiovascular
  • Doença aterosclerótica cardiovascular
  • WHF roadmap
  • Prevenção

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Roadmap do colesterol da Federação Mundial de Cardiologia: o caso português“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação