É uma era diferente… é normal
: famílias digitais no pós-pandemia : um estudo qualitativo com famílias e crianças entre os 9 e os 16 anos

• Flávia Cipriano de Sampaio e Araújo Morais Barbosa (Aluno)

Esta dissertação pretende refletir sobre a mediação familiar no que diz respeito ao desenvolvimento das competências digitais das crianças. Três questões de partida orientaram este estudo:1) De que forma a pandemia de Covid-19 afetou as motivações, preocupações e mediação dos pais/tutores? 2) E como impactou nas competências digitais das crianças? 3) De que modo a mediação do digital inibe ou possibilita o desenvolvimento das competências digitais das crianças? Para ajudar a responder a estas questões optamos por uma abordagem qualitativa com recolha de dados através de entrevistas semiestruturadas a seis famílias residentes no norte de Portugal, com crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos, e que abordaram aspetos relevantes relacionados com o dia a dia familiar e as suaspráticas digitais, as repercussões da pandemia de Covid-19 no mundo online das famílias e a mediatização na família. Foram também utilizados outros métodos de recolha de dados, como media tours, fotografias, desenhos feitos pelas crianças das famílias, notas de campo e observação participante. Para interpretar os dados, recorremos ao conceito de família como “figuração comunicativa” (Hepp & Hasebrink, 2018) – isto é, composta por uma constelação de atores, enquadramentos de relevância e práticas comunicativas. Para organização e análise dos dados, combinámos a técnica de análise temática com a de análise narrativa. Os resultados refletem uma acentuada mediatização (Hepp & Hasebrink, 2018) dos lares e sugerem que os estilos de mediação influenciam diretamente as competências digitais das crianças. Apesar do reconhecimento geral do valor destas competências, permanecem ainda discursos de ansiedade relativamente aos média.
Data do prémio11 jul. 2023
SupervisorTeresa Sofia Pereira Dias de Castro (Supervisor)

• Mediatização
  • Famílias