Ética, estética e esquizoanálise em documentários LGBTQ+

• Márcia Augusta Bellotti Lima (Aluno)

A principal questão desta dissertação foi promover uma análise entre ética e estética a partir do devir marginal de subjetividades desviantes como forma de enfrentamento ao neoliberalismo heteronormativo e patriarcal através da produção audiovisual independente LGBTQ+. Para tal, utilizei uma fundamentação crítica a partir de autores basilares para o entendimento de subjetividades desviantes, como Simone de Beauvoir e Foucault. Então, estabeleci uma introdução à psicanálise com Freud e Lacan para, então, me aprofundar na esquizoanálise de Deleuze e Guattari como método de desterritorialização para que seja alcançada uma produção audiovisual independente e marginal. O principal objetivo destas obras em imagem em movimento é a busca da documentação da narrativa e experiência de subjetividades desviantes e livres. Utilizei também minha própria vivência enquanto artista queer e multidisciplinar em projetos de arte contemporânea voltados aos temas de sexualidade e gênero. Como superar momentos de incompletudes entre narrativa, experiência e estética? Como realizar críticas sócio-políticas, éticas e filosóficas que incidam positivamente sobre a representação estética do outro? Se gênero e sexualidade são manifestações performativas em constante devir, não deveria também sua estética representacional buscar por estratégias de resistência alheias às apropriações neoliberais, às restrições heteronormativas e à normatização dos corpos? Com base na relação entre esquizoanálise e produções audiovisuais LGBTQ+ fui capaz de delinear algumas falhas minhas por ser uma artista inserida num modelo de produção neoliberal e, portanto, com restrições neuróticas, mas também alcancei resultados para trabalhos futuros que fujam de tais limitações. Ademais, indiquei alguns exemplos de filmes, videoartes e videoinstalações que representam linhas de fuga diversas e potentes, que atravessam tabus sociais ou questionamentos éticos.
Data do prémio17 mai 2021
SupervisorCarlos Ruiz Carmona (Supervisor) & Nuno Crespo (Supervisor)

• Ética
  • Estética