3D-printed jewelry : a new era for online jewelry customization
: exploring consumer perceptions, consumption drivers and barriers for the portuguese online market

  • Alfredo Duarte Lóia de Almeida Silva Soares (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A indústria da joalharia foi para sempre modificada com a introdução da tecnologia de impressão 3D. Comparada com os métodos de produção, com séculos de existência, ainda em uso, a impressão 3D permite a criação de designs anteriormente "impossíveis", totalmente personalizados e a uma fração do custo e tempo.Impulsionado pelo crescimento deste negócio a nível internacional e pelo progressivo aumento do volume de compras online entre os consumidores portugueses, o presente estudo visadeterminar as perceções sobre este produto, bem como os impulsionadores e barreiras para a sua adoção/compra. Após uma revisão da literatura, o Modelo de Aceitação de Tecnologia foi adotado e expandido de modo a incorporar novas variáveis, relevantes para o tema em estudo. Para a recolha dos dados foram realizadas 10 entrevistas, seguidas de um questionário online do qual resultaram 115 respostas válidas. Foi possível verificar que apesar dos baixos níveis de consciência e de compra relativo às jóias impressas em 3D no mercado português, uma percentagem significativa de consumidores demonstrava fortes indicadores no sentido da sua adoção e aquisição.Adicionalmente, a perceção da facilidade de utilização, utilidade, compatibilidade, nível de personalização, características estéticas das jóias, o otimismo tecnológico do consumidor e a atitude em relação à utilização do produto foram considerados impulsionadores ao consumo,visto influenciarem positivamente a intenção de usar jóias impressas em 3D. Por outro lado, o custo, a falta de consciência e os problemas associados à compra de jóias online foram identificados como principais obstáculos à adoção por parte dos consumidores.
Data do prémio31 jan. 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMiguel Rita (Supervisor)

Keywords

  • Impressão 3D
  • Jóias impressas em 3D
  • Compra online de jóias
  • Impulsionadores
  • Barreiras
  • Perceções dos consumidores
  • Facilidade de uso
  • Utilidade
  • Compatibilidade
  • Nível de customização
  • Preço
  • Caraterísticas estéticas
  • Otimismo tecnológico
  • Atitude em relação à utilização
  • Intenção comportamental de uso
  • Consciência

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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