O nascimento e progresso da sonoridade Dub são na presente dissertação estudados sob umolhar atento orientado, sobretudo, aos processos tecnológicos envolvidos na sua produção.Como resultado, além de um levantamento exaustivo sobre o tema proposto, são analisadasdiferentes metodologias no ramo da captação, processamento, mistura, gravação vinil edivulgação da obra.Sendo o Dub uma forma de produção (ou reprodução) musical claramente enquadrada nocontexto do Studio-art, a sua história (principais acontecimentos, artistas relacionados eequipamento utilizado) e análise interpretativa (os efeitos que esta iniciativa produziu naforma e estrutura da música) servirão para compreender e propor todo um conjunto decaracterísticas que influenciaram a música de ontem e hoje.Neste estudo é ainda dado especial foco à implementação de processos estritamentetecnológicos na produção Dub, de que forma poderão ser ou não tidos como contraditórios da ideologia outrora criada, e à discussão se será justo afirmar que a nova vertente Digital Dub se enquadra ainda na estrutura desenvolvida no início da década de 70.Como resultado, será ainda detalhado o desenvolvimento de um Software autónomo de distribuição gratuita – Dub-it -, cuja principal função é a de proporcionar um novo conceito de mistura para produtores e simples entusiastas musicais, planeado para utilização ao vivo ou em estúdio.
Data do prémio | 2011 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Luís Gustavo Martins (Supervisor), João Cordeiro (Co-Orientador) & Vitor Joaquim (Co-Orientador) |
---|
- Dub
- Soundsystem
- Software
- Dub-it
- Dubplate
40 anos de produção Dub: da tradição analógica à tecnologia digital : design de som : 2010-11
Soberano, J. D. P. R. (Aluno). 2011
Tese do aluno