4.5 stars for this hotel
: user-generated content and its impact on hotel decision-making

• Ricardo Filipe Marçal Lopes (Aluno)

Com uma importância inegável nas mais variadas áreas, as redes sociais mudaram os consumidores que estão cada vez mais exigentes, e têm a informação apenas à distância de um clique, sendo que o setor do turismo não é exceção. Os turistas usam as redes sociais antes,durante e depois de uma viagem, mas os conteúdos gerados por consumidores não estão apenas relacionados com a partilha de informação. Estes conteúdos são também uma fonte de informação, sendo entendidos como passa-palavra eletrónico, pois vão estar disponíveis onlinee vão ser usados por outros turistas durante o processo de decisão de um hotel. No entanto, o impacto que diferentes tipos de conteúdos gerados por outros consumidores têm no processo de tomada de decisão dos turistas em relação a hotéis não é claro. Este estudo pretende compreender não só como é que conteúdos positivos e negativos gerados por consumidores têm impacto no processo de decisão de um hotel, em particular hotéis localizados nos centros de cidades europeias, mas também que tipo de conteúdo (fotografias ou avaliações) é que tem mais impacto nesse mesmo processo. A conclusão deste estudo é que estes dois tipos de conteúdos são entendidos como inseparáveis, pois o consumidor tem dificuldade em considerar apenasavaliações ou apenas fotografias no seu processo de decisão, tendo ambos elevada importâncianeste processo.
Data do prémio25 jan 2021
SupervisorHelena Rodrigues (Supervisor)

• Redes sociais
  • Processo de decisão