Ação Social Escolar e democratização do ensino

  • Arminda de Lurdes Pires Leite Alves (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Um olhar reflexivo sobre o nosso percurso de vida põe em evidência um percurso de professora em que se entranham funções de gestão, de entre as quais sobressaem tarefas no âmbito da ação social escolar. A ação social escolar é um dispositivo importante na democratização do ensino, mas, por si só, não garante a democraticidade do serviço público de educação. Esta temática é ainda mais pertinente num período de grave crise financeira económica e social, com reflexos profundos no quotidiano e no futuro da Escola, nos diversos “players” da comunidade educativa e na vida das futuras gerações. O Relatório Reflexivo está estruturado em três partes: na primeira parte apresentamos o nosso percurso profissional na docência e realçamos o desempenho de diversos cargos de gestão, ao longo de mais de três décadas; na segunda parte revemos marcos importantes da história da escola Pública em Portugal, a sua missão social e cultural, as principais reformas, e a sua importância na vida dos cidadãos e na sociedade, com um enfoque especial na face social da educação escolar; por fim, na terceira parte sublinhamos alguns dos contributos da escola pública no apoio social aos alunos, garantindo os meios indispensáveis à aprendizagem, como a saúde e higiene escolar, os apoios económicos e didáticos, minimizando as carências socioeducativas dos alunos, promovendo a equidade no acesso universal ao serviço público de educação, assegurando a democratização do ensino. Na conclusão do Relatório Reflexivo apresentamos as dificuldades e limitações do trabalho, bem como as aprendizagens que o mesmo nos proporcionou.
Data do prémio18 dez. 2013
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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