Ações de marketing baseadas em análise de dados
: o caso da Elifemonitor

• Maria Beatriz de Castro Magalhães (Aluno)

Com a constante evolução da tecnologia e plataformas, existe também uma geração de dados a alta velocidade e que podem ser utilizados na estratégia de uma empresa como suporte à tomada de decisão. Assim, o presente Trabalho Final de Mestrado tem como principal objetivo enfatizar a importância da utilização de uma base de dados de Big Data na definição de atividades de marketing, com ênfase num estágio realizado na Elifemonitor. A pesquisa inicial começou com uma análise literária da evolução e contexto de ambas as partes e da relação entre as duas. Posteriormente, foi utilizada uma metodologia de Action Research de modo a juntar a revisão teórica com a experiência e atividades desenvolvidas ao longo do período de estágio. De seguida, foram analisadas algumas conclusões retiradas da utilização de diversas plataformas de base de dados, como o Buzzmonitor, bem como a análise de alguns casos de estudos reais aos quais obtive acesso, onde ficou comprovada a eficácia da monitorização de redes sociais. Foi assim possível verificar a importância deste tipo de plataformas e como estas podem ser utilizadas na exploração de novas oportunidades, levando a uma melhor interação com o usuário e à sua lealdade.
Data do prémio30 out. 2023
SupervisorPedro Duarte Silva (Supervisor)

• Marketing
  • Big data