A abordagem comunicativa no ensino da língua portuguesa nas escolas secundárias particulares em Macau

  • Ka Hou Sam (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Nos últimos anos, a importância da língua portuguesa aumentou consideravelmente em Macau, pelo que houve um aumento rápido do número de escolas secundárias privadas que passaram a oferecer cursos de português como língua estrangeira. Apesar disso, muitas dessas instituições estão ainda no início do seu desenvolvimento e há ainda muitas oportunidades para ensinar a língua-alvo de uma maneira inovadora e eficaz. A fim de implementar a promoção e a disseminação da língua portuguesa em Macau, é necessário examinar como o português está a ser atualmente ensinado para que seja possível procurar métodos de ensino que sejam apropriados e atraentes para alunos das escolas secundárias do ensino privado. É conhecido o fato de a comunicação ser uma das maiores fraquezas dos estudantes chineses na aquisição de línguas estrangeiras. Para além disso, Macau é uma cidade onde há poucas oportunidades para falar português. Este relatório pretende contribuir para a discussão sobre como melhorar as competências de comunicação da nova geração através da articulação da Abordagem Comunicativa com outros métodos de ensino.
Data do prémio19 dez. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAdriana Alves de Paula Martins (Supervisor)

Keywords

  • Abordagem comunicativa
  • Português como língua estrangeira
  • Alunos chineses
  • Português em escolas secundárias particulares em Macau"

Designação

  • Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda

Citação

'