A acção dos grupos comunitários e as estratégias de integração de grupos vulneráveis e excluídos

• Rosalina da Veiga Martins (Aluno)

Este trabalho inscreve-se no âmbito do mestrado de Serviço Social e tem comotema “A Ação dos Grupos Comunitários Junto dos Grupos Vulneráveis e Excluídos”. Apartir de um estudo de caso realizado em dois bairros de habitação social, Padre Cruz eHorta Nova, localizados na freguesia de Carnide, procura-se analisar as diversas estratégiase dinâmicas dos GC, para integração dos grupos vulneráveis.Os resultados alcançados indicam que os GC, constituem resposta adequada para osfenómenos da pobreza e exclusão social na atualidade, a partir dos três princípiosestratégicos que os orientam, nomeadamente a participação, a parceira e a ação conjunta.Assente nos referidos princípios, moradores e profissionais compartilham valores,estabelecem acordos, prosseguem objetivos comuns, programam atividades, diagnosticam problemas e procuram soluções. Porém, nota-se também que existe um esquecimento dos grupos vulneráveis, na medida que estes não estão inseridos nas dinâmicas participativas dos Grupos Comunitários.Para sua inovação, os GC necessitam de encontrar estratégias para integrar os grupos vulneráveis e daí o primeiro passo de contributo com este presente estudo.
Data do prémio26 fev 2021
SupervisorIsabel Vieira (Supervisor)