Inserida na linha de investigação sobre formação e desenvolvimento: trajetórias formativas e de transformação, este estudo explorou percursos profissionais de formadores e procurou dar visibilidade às caraterísticas desta atividade de trabalho. A atividade de formador é uma atividade muito exigente, uma vez que tal como referem Santos & Ferreira (2012), os formadores são muitas vezes designados como sendo um grupo invisível, segmentado e diversificado, bem como associado à instabilidade, polivalência e adaptabilidade. Esta investigação contou com a participação de oito formadores que deram o seu contributo a partir da descrição das suas trajetórias profissionais e da análise das caraterísticas desta atividade, ao responderem a um guião de entrevista semi-estruturado, privilegiando assim uma metodologia qualitativa. Nas várias trajetórias profissionais analisadas foram vários os motivos que levaram os formadores a optar pelo caminho da formação, desde o facto de sentirem que tinham vocação para o desempenho desta atividade, um impulso, o gosto pelo relacionamento com os outros, a própria influência de pares, a falta de emprego. Cada um destes motivos, na sua singularidade, foram alavancas para construírem os seus trajetos profissionais e apesar das controvérsias que possam/podem sentir nas suas trajetórias, os formadores sentem-se felizes e orgulhosos pelos percursos que já construíram e pela atividade que desempenham. Tornou-se claro a partir deste estudo que as trajetórias dos formadores são únicas e singulares. A atividade de formador é complexa e intensa, sendo por este motivo tão importante não descurar esta atividade, considerando a importância que a mesma tem na e para a sociedade.
Data do prémio | 8 jul. 2013 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Liliana Cunha (Supervisor) & Joana Fernandes (Supervisor) |
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- Formador
- Formação
- Trajetórias profissionais
- Atividade de trabalho
A actividade dos formadores: análise de trajetórias profissionais
Barros, A. R. L. L. (Aluno). 8 jul. 2013
Tese do aluno