A adaptação da comunicação da Ascendi à nova era "mobile"

• Carlos Fernando da Silva Morais (Aluno)

O acesso à Internet através de dispositivos móveis tem vindo a ganhar um relevo cada vez maior no quotidiano dos consumidores, estando até previsto que, em 2014, a percentagem deste tipo de acessos ultrapasse os acessos via Personal Computer (PC). Em consequência e à luz desta tendência, torna-se crucial para as empresas perceber de que forma devem ajustar a sua comunicação digital a este tipo de consumidores e aos dispositivos que os mesmos utilizam. Neste sentido e no âmbito do estágio realizado na Ascendi, pretendeu-se estudar a relação entre a comunicação digital das empresas e as caraterísticas deste tipo de acessos e consumidores e assim perceber qual a solução que deveria a empresa adotar para melhorar a experiência online dos utilizadores de plataformas móveis. Ou seja, perante o dilema entre a criação de um website otimizado para dispositivos móveis ou o desenvolvimento de uma aplicação móvel, a empresa viu-se obrigada a estudar o consumidor para melhor avaliar as opções em causa. Após apuradas as vantagens, inconvenientes e especificidades de cada uma das opções, a primeira conclusão foi a de que nenhuma delas é, por si mesma, melhor do que a outra. Isto é, ambas devem ser analisadas à luz das necessidades, características e objetivos da comunicação de uma organização em particular e, só desta forma, será possível perceber qual das duas se apresenta como a melhor solução para determinada situação. Dito isto, no caso da Ascendi, a resposta ao dilema recaiu sobre a aplicação móvel, uma vez que esta é aquela que, pelas suas características (como a integração de funcionalidades do dispositivo e a possibilidade de acesso offline), permite satisfazer dois pontos considerados fundamentais para os objetivos da empresa: rapidez e conforto no acesso à informação.
Data do prémio23 jan. 2014
SupervisorAna Filipa da Rocha de Castro e Côrte-real (Supervisor)

• Ascendi
  • Comunicação digital móvel