A aplicação da musicoterapia numa criança com Espectro do Autismo
: estudo de caso

  • Juliana Celina Janela de Azevedo (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

O nosso estudo pretende argumentar a aplicabilidade da Musicoterapia em crianças com Espectro do Autismo, considerando-a como um meio facilitador de socialização e integração e contribuindo para a reabilitação psicossocial destas crianças.
Refletindo sobre uma breve visão histórica desta terapia, e ponderando o trabalho
de um musicoterapeuta, é nosso objetivo perceber de que forma a Musicoterapia
promove o desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo nas crianças com
Perturbação de Espectro do Autismo.
A música, cujo efeito sobre a mente é inegável, e é muito utilizada em técnicas de
relaxamento, apresenta a vantagem de ser muito apreciada pelas crianças com
perturbação do espectro do autismo e por isso a musicoterapia é uma técnica de
aproximação a estas crianças. As experiências musicais que permitem uma participação
activa (ver, ouvir, tocar) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao
trabalhar com os sons, ela desenvolve acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou
dançar, ela trabalha a coordenação motora, o ritmo e a atenção; ao cantar ou imitar sons,
ela descobre as suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive.
A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, e a amostragem
de conveniência é composta por uma criança, recorrendo a um estudo de caso, com
diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo, a frequentar o Jardim de Infância
com idade de 7 anos.
Para a obtenção de informações recorremos à aplicação de diferentes técnicas
(análise documental, entrevistas, e observação participante) e instrumentos (fichas de
anamnese, registo directo) de recolha e análise de dados.
Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a longo
prazo, a Musicoterapia desempenha, de facto, um papel activo, facilitador da construção
de relações sociais nas crianças com diagnóstico de Perturbações do Espectro do
Autismo.
Data do prémio12 abr. 2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Carlos de Miranda (Supervisor)

Keywords

  • Musicoterapia
  • Perturbação do espectro do autismo
  • Intervenção precoce

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'