Resumo
O nosso estudo pretende argumentar a aplicabilidade da Musicoterapia em crianças com Espectro do Autismo, considerando-a como um meio facilitador de socialização e integração e contribuindo para a reabilitação psicossocial destas crianças.Refletindo sobre uma breve visão histórica desta terapia, e ponderando o trabalho
de um musicoterapeuta, é nosso objetivo perceber de que forma a Musicoterapia
promove o desenvolvimento físico, mental, social e cognitivo nas crianças com
Perturbação de Espectro do Autismo.
A música, cujo efeito sobre a mente é inegável, e é muito utilizada em técnicas de
relaxamento, apresenta a vantagem de ser muito apreciada pelas crianças com
perturbação do espectro do autismo e por isso a musicoterapia é uma técnica de
aproximação a estas crianças. As experiências musicais que permitem uma participação
activa (ver, ouvir, tocar) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao
trabalhar com os sons, ela desenvolve acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou
dançar, ela trabalha a coordenação motora, o ritmo e a atenção; ao cantar ou imitar sons,
ela descobre as suas capacidades e estabelece relações com o ambiente em que vive.
A metodologia de investigação utilizada é de natureza qualitativa, e a amostragem
de conveniência é composta por uma criança, recorrendo a um estudo de caso, com
diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo, a frequentar o Jardim de Infância
com idade de 7 anos.
Para a obtenção de informações recorremos à aplicação de diferentes técnicas
(análise documental, entrevistas, e observação participante) e instrumentos (fichas de
anamnese, registo directo) de recolha e análise de dados.
Relativamente aos resultados obtidos, estes permitem-nos concluir que a longo
prazo, a Musicoterapia desempenha, de facto, um papel activo, facilitador da construção
de relações sociais nas crianças com diagnóstico de Perturbações do Espectro do
Autismo.
| Data do prémio | 12 abr. 2012 |
|---|---|
| Idioma original | Portuguese |
| Instituição de premiação |
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| Supervisor | José Carlos de Miranda (Supervisor) |
Keywords
- Musicoterapia
- Perturbação do espectro do autismo
- Intervenção precoce
Designação
- Mestrado em Ciências da Educação