A aplicação do marketing nas Indústrias Criativas da Região Norte de Portugal
: análise das empresas associadas da ADDICT

• Maria Lobo Amorim (Aluno)

O objeto deste trabalho são as indústrias criativas na Região Norte de Portugal. As indústrias criativas representam os setores que têm a criatividade como dimensão principal de negócio, vitalizando o conhecimento do indivíduo como principal força de trabalho – mudança da era industrial para a era pós- industrial – por este estar intimamente vocacionado para expressões criativas que, por sua vez, geram valor para as empresas. Enquanto ferramenta de gestão e comunicação, o marketing procura promover comportamentos favoráveis aos objetivos das empresas. Aplicado às indústrias criativas, tem como principal propósito promover o setor e, consequentemente, as empresas que atuam nesse âmbito, ao estabelecer a comunicação entre os seus agentes e os públicos, assim como contribuir para o crescimento das vendas dos produtos originários dessa indústria. Na Região Norte de Portugal, foi identificada a necessidade da criação de uma entidade que representasse os agentes do setor e agisse como plataforma intermediária e facilitadora, a nível nacional e internacional. Assim, foi fundada, em 2008, a ADDICT - associação que possibilitou o estágio que deu curso a este relatório. Este relatório seguiu a metodologia de action research e tem como intento sublinhar o papel fundamental do marketing para a evolução dos negócios no setor das indústrias criativas, e também indicar as linhas de orientação a ter em conta na construção de uma estratégia de marketing para as empresas do setor. Os principais resultados confirmam que as empresas das indústrias criativas não exploram o marketing da melhor forma, limitando-o à vertente de comunicação, e por isso demostramos, através deste estudo, a melhor aplicação do marketing e quais as reais vantagens sustidas para as empresas e setor das industrias criativas de Região Norte de Portugal.
Data do prémio21 jul. 2014
SupervisorJoana Machado (Supervisor)