A aplicação do programa de intervenção “brincar e pensar para aprender a memorizar” em crianças com dificuldades comportamentais e de regulação emocional em contexto escolar

  • Beatriz Maria de Sá Vieira Serrano (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Enquadramento Teórico: As funções executivas (FE) são um conjunto de processos cognitivos complexos, que incluem a memória de trabalho, o controlo inibitório e a flexibilidade cognitiva. Estudos têm vindo demonstrar que o funcionamento executivo desempenha um papel importante na aprendizagem durante a infância. Sabe-se que crianças com dificuldades comportamentais e de regulação emocional em idade pré-escolar e escolar apresentam por vezes características típicas de PHDA, contudo, não existem diretrizes no DSM-V para elaborar diagnósticos tão precocemente. Assim, programas de intervenção precoce com atividades que envolvam o desenvolvimento das funções executivas, associadas à estimulação emocional e motivacional, têm se demonstrado eficazes na melhoria da autorregulação, preparação para iniciar o ensino formal e desempenho académico das crianças. Metodologia: O programa foi aplicado a 3 crianças com 6 anos de idade. Para complementar o estudo de aplicabilidade foi realizada uma avaliação antes e depois da intervenção. O protocolo de avaliação neuropsicológica aplicado pré e pós intervenção é constituído por provas de FE- Tabuleiro de Corsi, Memória de Dígitos, Peixes e Tubarões e Trilhas da BANC. Após a avaliação (pré intervenção), iniciou-se a implementação do programa de intervenção “Brincar e Pensar para Aprender a Memorizar”(BPPAM), dirigido a crianças do pré-escolar (5 anos) e do primeiro ciclo (6 anos) constituído por 23 atividades dividido em 12 sessões de frequência bissemanal. Resultados: Relativamente à monitorização das sessões foi possível obter uma Média de Comportamento (Mcomportamento) =3,09), Média de Participação (Mparticipação) = 3,91), Média de Interação e Interesse (Minteresse) = 3,82) e Média de Satisfação (Msatisfação) = 4,50). Os professores consideraram importante a implementação do programa a outras crianças com as mesmas características. Discussão: Obtidos os resultados foi possível estabelecer uma boa aplicabilidade do programa e aceitabilidade por parte dos participantes. Os resultados mostram que o programa é aplicável a crianças com estas características em contexto escolar, sendo bem aceite pelos próprios e pelos professores. Seria interessante num momento futuro considerar um estudo de eficácia do programa nestas crianças para ver se a aplicação do problema tem impacto no nível de funcionamento das tarefas de FE após a implementação do programa.
Data do prémio4 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria Vânia Silva Nunes (Supervisor) & Sofia Garcia da Silva (Supervisor)

Keywords

  • Funções executivas
  • Memória de trabalho
  • Programas de intervenção
  • Dificuldades comportamentais
  • Regulação emocional

Designação

  • Mestrado em Neuropsicologia

Citação

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