A investigação subordinada ao tema “A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso” pretende ser um contributo para o enriquecimento de estratégias de ensino do instrumento clarinete, em contexto de sala da aula, através da aplicação do método de Émile Jacques - Dalcroze (1865-1950). Dalcroze foi um dos impulsionadores de métodos ativos, a rítmica, um sistema de educação musical que integra ritmo e movimento corporal. Este estudo, conduzido segundo uma investigação naturalista de índoles quantitativa e qualitativa, tem como finalidade verificar se o método de Dalcroze, quando aplicado na música - ensino do instrumento do clarinete - contribui para melhorar a interpretação musical, em termos de ritmo, pulsação, tempo, dinâmicas e fraseado. O estudo de caso foi desenvolvido com um grupo de seis alunos de clarinete que frequentam, no ano letivo 2015/2016, o sexto ano de escolaridade, e o 2ºgrau, do curso Básico de Música, 2º ciclo, na disciplina de clarinete, em regime articulado, na Escola de Música de Esposende (EME). As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação direta e participante, notas de campo registadas em diário de bordo, videogravação das aulas, inquérito por questionário e técnica documental. A interpretação dos dados e a sua discussão foram feitas através do tratamento e análise de todos estes registos. Os resultados obtidos nesta investigação permitiram concluir que o método de Dalcroze quando aplicado como estratégia de ensino do instrumento clarinete contribuiu para melhorar os processos de aprendizagem e compreensão dos elementos constitutivos da linguagem musical.
Data do prémio | 21 jun. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Luísa Orvalho (Supervisor) |
---|
- Pedagogia de Jaques-Dalcroze
- Estratégias de ensino do instrumento clarinete
- Elementos da linguagem musical
- Mestrado em Ensino de Música
A aplicabilidade de estratégias e procedimentos do método de Jaques-Dalcroze no ensino do clarinete: um estudo de caso
Capitão, A. C. T. L. (Aluno). 21 jun. 2016
Tese do aluno